domingo, 17 de outubro de 2010

#140 American Psycho (2000)

american_psycho   images american_psycho_poster_FINAL  neca0023~American-Psycho-Posters

Apanhei-o no cinema em 2001 e as duas pessoas que foram comigo odiaram-no. Eu adorei o filme e uns anos mais tarde comprei o livro do Bret Easton Ellis. O livro é enorme, com 415 páginas mas que, obviamente está mais completo que o filme. Soube-me ler o livro depois de ter várias vezes visto o filme. Tem mais mortes, mais sangue e Patrick Bateman é muito mais sombrio. A banda sonora desta filme tem uma enorme importância, principalmente quando ele começa a falar dos hits de cada album à medida que mata as suas vitimas. O guarda-roupa dos anos 80, o culto do corpo, o mundo fútil dos yuppies, são tudo pormoenores que tornam esta obra, um filme atipico, mas muito interessante de se ver. A cena dos cartões de visita é sublime…!

Argumento: Edward R. Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie dos seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman é também um serial killer, que vagueia livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Os seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele.

Curiosidades: Nos anos 90 o filme foi para ser feito e em vez de Christian Bale, sugeriram Johnny Depp e mais tarde, Brad Pitt.

2 comentários:

noiseformind disse...

O filme da que pensar naquilo que eu achei na altura (1994) sobre o livro: o tipo foi cobarde. O Autor, quero eu dizer. Demasiados homicidios e demasiado perfeitos. E no fim nao ha policia estruturada a volta da historia para o apanhar. Portanto foi tudo inventado, e essa a moral dela, a mao invisivel que resolveu o problema de escrever um final de suicidio ou um suicidio pela policia ou qualquer outra jogada. Numa das suas passagens por Londres, no PEN Club apanhei-o e fiz-lhe a pergunta, infelizmente sem resposta. Quanto a Bale... gostava de ver este filme como devia ter sido, com DiCaprio. Eu sei... talvez ele nao recebesse mais nenhum cheque chorudo... mas este filme com DiCaprio... mmm... e pensando bem... se calhar Bale seria so o puto actor d'O Imperio do Sol e o miudo rico mimado de Shaft. E acho que DiCaprio so depois de Departed desenvolveu aquele travo agridoce que Bale instintivamente deu a cena da matanca de Paul Allen no American Psycho. Se pensarmos bem a cena e mais assustadora do que muitas das cenas do Joker no Dark Night.

Dora disse...

Eu sou uma defensora acérrima do DiCaprio e não tenho dúvidas que faria um excelente papael aqui.

Só tem uma condicionante: DiCaprio nunca terá o corpo de Bale. O melhor corpo que conseguiu ter foi no "Departed" e este filme pede muito o culto do corpo.