domingo, 17 de outubro de 2010

#152 Requiem for a Dream (2000)

A70-12221 l_32011_0180093_fd276791

requiem-for-a-dream-poster

Vi-o em 2001 porque me emprestaram uma VHS e a primeira coisa que pensei: “Como é que eu desconhecia este filme?!” É o retrato mais fiel que eu vi em termos de drogas no cinema. Quer dizer, em termos de heroína temos o “Transpotting”, mas neste caso é sobre quase todas as drogas. São fabulosos os planos onde se mostra as personagens a consumirem.

Sem dúvida, o melhor papel de Jared Leto e de Ellen Burstyn (que até aos dias de hoje não entendo como se ficou só pela nomeação e não ganhou o Oscar).

Argumento: A acção passa-se em Bronklyn. Sara (Ellen Burstyn) é viciada em game-shows, concursos de TV com um apresentador carismático. Os seus dias são passados no sofá a comer e a ver esses programas. A sua vida muda no dia que recebe um telefonema da produção do programa onde a notificam para estar presente no concurso. Sara começa a viver uma ansiedade muito grande porque tem de perder peso. Harry (Jared Leto), Tyrone (Marlon Wayans) e Marion (Jennifer Connelly), passam os dias basicamente a arranjarem maneira de conseguirem dinheiro para consumir…Quem não viu o filme e lê este parágrafo, pode pensar que aparentemente é uma história banal. Acreditem que não. Este filme é FENOMENAL!

“Requiem for a Dream” tem uma coisa curiosa: chego ao final do filme, cansada. É uma experiência esgotante e o que faz com que isso aconteça são as excelente interpretações, as sequências de imagens aliadas a uma banda sonora fantástica!

É um filme que gosto de emprestar, recomendar e principalmente ver ao pé de pessoas amigas. Gosto de ver as suas reacções.

Grande Darren Aronofsky!

Curiosidades: Darren Aronosfky pediu a Leto e a Connelly para evitarem sexo e açúcar num período de 30 dias, para estarem em total abstinência e assim entenderem a privação de substâncias das suas personagens. Jared Leto teve que perder 11kgs para interpretar Harry.

Sem comentários: