domingo, 10 de outubro de 2010

#127 Lolita (1997)

 imagesCAN20C1B

7 comentários:

noiseformind disse...

Este filme enfim... e a prova do puritanismo dos anos 90. O politicamente correcto no seu melhor. Depois de uma versao romantica nos idos anos 60 (kubrick no seu melhor) nos anos 90 resolveu-se fazer uma versao genuina, e porque nao o cautionary tale do livro, fotocopiado em toda a sua punicao ferrea das personagens (morre tudo em pouco tempo, como se a doenca alastrasse. Eu continuo a preferir as minhas estorias de lolitas quando tinha 17 ou 18 anos e elas 12 e 13. Hoje em dia que comecam aos 10 sinto-me velho para tanta falta de controlo hormonal. Se houvesse uma lolita iria para alem do Blackbird de certeza. Engracado como tem sido dificil passar o blackbird para cinema, apesar do enorme sucesso como peca de teatro em todo o mundo (espante-se, ate ja passou ao pela tuga, eu vi em Livorno Italia). Hoje um livro que abordasse a posicao de lolita tinha de comecar muito mais cedo e para ser realista toda a gente ia a sua vida, ignorando os ditames da sociedade.

noiseformind disse...

N contar com a adaptacao de 2007 de Blackbird, dado que e uma encenacao filmada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dora disse...

Eu AMO este filme. Vi-o no cinema e há muito tempo que não pego nele. Com tantas interpretações boas do Irons, esta é a minha preferida. O lado kinky presente na obra, está tão presente no filme com pequenos pormenores...
Não é um filme para qualquer pessoa.

noiseformind disse...

Sim, mas e pintado em tons muito mais sombrios que a primeira adaptacao de 62'. Logo com mais caucao moral. E ser moralista e muito facil, ser amoral e que e complicado e gera friccoes. Como o facto de o filme de Dakota Fanning em que ela e abusada (houndog) nunca ter chegado aos cinemas nem a DVD.

Dora disse...

Por acaso ouvi falar nesse filme há umas semanas. E na net, achas que há?

noiseformind disse...

Se pesquisares Hounddog no torrentz aparecem varios, dois com mais de 10 peers. O filme n e um filme sobre abuso sexual, e quando muito um leit motiv para outros assuntos bem mais complexos. Quando muito o mais pedofilo filme sobre a soul :))))))

Dora disse...

Vi este filme o ano passado! Fui pesquisar agora e não me recordava do título. A Dakota fez um grande papel aqui.

Aliás, gosto mais dos papéis quando era miúda do que recentemente, mas acho que isso é normal. Faz parte.